Destino


Com a Mata Atlântica ao redor, perto do primeiro parque nacional brasileiro, o Parque Nacional de Itatiaia, Penedo, berço da primeira comunidade finlandesa no Brasil, foi escolhida para abrigar o Rituaali exatamente por reunir atributos como localização tranquila, a poucas horas de duas das mais movimentadas capitais do país, Rio e São Paulo, de clima ameno e cercada pela natureza.

Além disso, a história da sua fundação, datada de mais de 80 anos atrás, ressalta sua ligação com a essência do Rituaali. Em meados da década de 20, a localidade acolheu um grupo de imigrantes finlandeses, liderados pelo naturalista e agricultor Toivo Uuskallio. Ele pregava que a sociedade precisava levar uma vida natural, cultivar o necessário para sua alimentação, vestir-se com roupas leves, desfrutar dos raios solares reparadores, respirar ar puro e viver em paz.

O clima de montanha, que lembrava um pouco sua Europa natal, também atraiu muitos imigrantes para a vizinha Visconde de Mauá. Emoldurada por uma natureza igualmente exuberante, a cidade chama atenção pelas inúmeras cachoeiras, rios e trilhas, além da visão inspiradora do conjunto de vales que forma a região do Pico das Agulhas Negras, ícone do Parque Nacional de Itatiaia.

Dentro dessa filosofia, Penedo e seu entorno tornam-se destino ideal para quem quer refletir sobre os propósitos da vida, adquirir hábitos saudáveis, buscar equilíbrio interno e retomar o controle da própria saúde.