Compartilhar

Geoterapia: conheça seus benefícios

Você sabe quais são os benefícios da geoterapia para sua saúde e qualidade de vida? Saiba o que essa técnica milenar pode fazer por você!

Se você gosta de tratamentos estéticos provavelmente já ouviu falar da geoterapia e aplicação máscaras de argila para a pele. Mas conhece os benefícios desta prática milenar para sua saúde e qualidade de vida?

Muitas pessoas pensam que a técnica é apenas um procedimento de spa, mas não é. Ela é uma solução terapêutica para diversas doenças e enfermidades como dores e inflamações.

Utilizada há séculos no tratamento de doenças e para fins estéticos, a prática que também é chamada de argiloterapia, acumula adeptos mundo afora. Neste artigo, vamos explicar seus principais benefícios. Confira!

Geoterapia: o que é? 

Primeiramente precisamos entender o que é geoterapia, não é? Ao destrinchar os termos que formam a palavra, essa explicação se torna bem simples.

De origem grega, o termo “geo” significa terra, e “terapia” quer dizer tratamento.

Resumindo: tratamento pela terra, ou ainda frutos da terra, dentre eles argila, carvão, barro, pedras e até mesmo cristais para recompor o equilíbrio e bem-estar.

Os benefícios da geoterapia são possíveis porque esses minerais são ricos em substâncias e elementos químicos que nosso organismo precisa quando doente. Por meio de sua aplicação conseguimos eles de forma natural.

Vale ressaltar que a técnica da argiloterapia pode ser aplicada quente ou fria por meio de compressas, cataplasmas, em banhos e até mesmo ingerida. Seguindo, é claro, prescrição médica de um profissional especializado.

Na Rituaali, por exemplo, temos uma equipe multidisciplinar que cuida da saúde dos hóspedes de forma integral de acordo com suas necessidades

Usamos argila medicinal, dolomita e carvão mineral para aplicação de máscaras hidratantes para o rosto e banhos. O cataplasma, por outro lado, ajuda no alívio de dores no corpo e para tratar edemas.

A argila é resultado da degradação de rochas e minerais muito pequenos, por isso tem tantas propriedades medicinais.

Já a dolomita é um pó de pedra calcária rico em cálcio, magnésio e de fácil absorção, motivo pelo qual é utilizada em máscaras faciais. Ela tem ação revitalizante e tônica, assim como também é ótimo para o clareamento de manchas. 

Além de consultas e avaliações médicas, no Rituaali, você terá a indicação dos melhores tratamentos para sua saúde física e emocional. A argiloterapia é uma delas, sendo também um ótimo tratamento para o estresse e ansiedade.

Geoterapia: entenda os benefícios 

Uma vida saudável, leve e de qualidade requer atenção não só ao corpo, mas também ao emocional por meio de autocuidado e atenção.

Além de combater enfermidades e melhorar a aparência da pele, a geoterapia, trata corpo e mente, aumenta a autoestima e não apresenta reações adversas.

Isso acontece porque a argila, a dolomita e o carvão, assim como outros elementos naturais, possuem minérios em sua composição capazes de surtir efeitos diversos.

A seguir, vamos apresentar os benefícios da geoterapia para que entenda sua importância e versatilidade.

Melhora a cicatrização

A argila tem alto poder cicatrizante principalmente quando aplicada por meio de emplastro de cataplasma.

Essa ação ocorre devido a presença de silicato de alumínio, encontrado sobretudo, na lama negra, a mais nobre das argilas.

Ela também contém óxidos de silício, zinco, ferro, magnésio, carbonato de cálcio e enxofre. Porém, podemos encontrar a mesma ação cicatrizante na argila cinza, marrom, verde e branca. 

Tem poder antisséptico e antibacteriano

Dentre os tipos mais utilizados devido ao seu poder antisséptico estão a argila negra e a branca, também conhecida como Caulim, ou Caulinita.

Aliás, o Caulim melhora o aspecto dos poros, combate rugas, ameniza a flacidez e revitaliza a cútis quando aplicado no rosto. Quem nunca sonhou com o “efeito cinderela”? A argila branca pode fornecer isso por meio de uma simples máscara caseira.

Neste vídeo, Jacqueline Guimarães, fisioterapeuta e coordenadora do Spa Rituaali explica como a máscara de dolomita pode ser aplicada em casa.

Além disso, alguns tipos de argilas eliminam bactérias que causam infecções e bloqueiam sua proliferação em tecidos infectados, a verde é uma delas.

Geoterapia ameniza dores 

O cataplasma de argila é um importante aliado no auxílio de dores nas articulações e na coluna ocasionadas devido a artrite e outras doenças reumáticas. Ele também ajuda na redução de inchaços. 

É anti-inflamatório 

O cataplasma de argila tem ação anti-inflamatória na pele e em queimaduras superficiais. Assim como também no alívio de dores musculares, articulares e no combate a inflamações nos órgãos internos.

Dentre os tipos mais utilizados estão a branca, amarela, preta, cinza e o cataplasma de dolomita.

Desintoxica o corpo 

Argilas de diferentes tipos como a verde, branca, marrom, laranja, amarela e preta são ótimas para eliminar toxinas no corpo, rosto e couro cabeludo.

De forma simples podemos dizer que esses minérios conseguem absorver calor e toxinas acumuladas nos tecido e órgãos.

Deixa a pele bonita

Ótimo para fins estéticos, as máscaras conseguem controlar a oleosidade e hidratar a pele. A argila branca e a dolomita conseguem até mesmo clarear manchas e sardas.

Além disso, apresentam propriedades anti-inflamatórias importantes para o tratamento de espinhas e acne.

Melhora a circulação 

O uso de argilas ajuda a promover a circulação sanguínea seja no local da aplicação por meio de emplastro de cataplasma ou em banhos

Alivia estresse

De forma geral, a maioria desses minérios apresentam elementos que promovem ação anti-estressante.

Porém, o próprio ato de autocuidado que a argiloterapia, embora por si só não seja suficiente, já ajuda a combater o estresse cotidiano.

Afinal, um bom banho de argila e dolomita garantem a ação revigorante que sua mente e corpo precisam.

Mas você deve estar se perguntando se existe alguma contraindicação, não é mesmo? A verdade é que como todo e qualquer tratamento a argiloterapia precisa de prescrição de um médico especializado e acompanhada por profissionais competentes.

A técnica, por exemplo, é contraindicada para gestantes e pessoas que passaram por cirurgias cardíacas.

Por isso, procure uma clínica e spa de confiança para iniciar o tratamento. Seu estilo de vida influencia na prevenção de doenças.

Então, neste artigo, explicamos o que é geoterapia e quais são os principais benefícios desse tipo de terapia natural tão favorável e benéfica para sua saúde.

Agora que você já sabe como essa técnica tão antiga também pode te ajudar, que tal assinar visitar o Rituaali? Faça uma reserva