O que acontece com o seu corpo quando você para de fumar

Você já sabe: o cigarro faz muito mal à saúde. Ele é a principal causa de diversas doenças, como o câncer e problemas respiratórios, e diminui sua qualidade de vida. Se você já tentou parar de fumar e não conseguiu, não desista. Tente novamente. A maioria dos ex-fumantes só conseguiu parar de fumar após algumas tentativas. Vamos te dar alguns motivos para você resistir à vontade de dar o primeiro trago. Imprima, anote no caderno, cole na geladeira. O importante é você ter em mente os benefícios para o seu organismo. E lembre-se: daqui a um ano, você vai desejar ter parado de fumar hoje.
Confira o que acontece com o seu corpo quando você resiste ao cigarro:
Após 20 minutos:
Sua pressão arterial e pulsação voltam ao normal
Após 8 horas:
Seu nível de oxigênio no sangue aumenta
Após 24 horas:
Seus pulmões começam a desintoxicar
Após 48 horas:
Seu paladar e olfato estarão funcionando melhor.. Não há mais nicotina em seu corpo.
Após 72 horas:
Respiração fica mais fácil. Tubos bronquiais começam a relaxar e você começa a ter mais energia.
Após 2 semanas:
Os sintomas negativos de abstinência e os efeitos colaterais começam a desaparecer, sua circulação melhora e seus pulmões começam a cicatrizar de fato. Andar e correr se tornam muito mais fácil.
Após 3 a 9 meses:
Tosse, chiado e problemas respiratórios diminuem. A capacidade pulmonar aumenta em 10% e seu condicionamento físico melhora.
Após 1 ano:
Esse é um marco muito importante! O risco de você ter alguma doença do coração agora é metade do risco que um fumante tem.
Após 2 anos:
O risco de recaídas diminui e a chance de você parar definitivamente aumenta muito mais após o segundo ano. Siga em frente!
Após 5 anos:
O risco de um acidente vascular cerebral (AVC) é reduzido ao nível de alguém que nunca fumou.
Após 10 anos:
Risco de câncer de pulmão é 50% menor do que o risco das pessoas que continuam fumando, quase o risco de alguém que nunca fumou. Risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, rins e pâncreas também diminui, assim como o risco de úlceras.
Após 15 anos:
Risco de doenças do coração agora é similar ao risco de alguém que nunca fumou. Risco de morte associada ao fumo agora retorna quase ao nível de pessoas que nunca fumaram.
Comentários