Verão: faça do sol um aliado para a sua saúde
Assim como sol em excesso pode causar câncer de pele, a falta dele também pode ser prejudicial para o organismo. Confira os benefícios dos raios solares para o seu organismo e aproveite o verão
Assim como sol em excesso pode causar câncer de pele, a falta dele também pode ser prejudicial para o organismo. É fundamental tomar sol todos os dias - e sem protetor solar –, desde que de forma moderada. Hoje,
a carência nutricional mais prevalente no mundo é a falta de vitamina D, e 80% da vitamina D produzida pelo corpo vem do sol, segundo especialistas.
A carência de vitamina D no organismo está associada a diversos agravos, entre eles maior risco de pressão alta e infarto, uma vez que a falta da vitamina diminui a flexibilidade das artérias e, consequentemente, a pressão sanguínea. A vitamina D também melhora os sintomas de quem sofre de diabetes.
Não tomar sol, ou seja, não produzir vitamina D, também aumenta a chance de câncer de colo de útero, câncer de ovário, de mama, do cérebro, da próstata e até mesmo a câncer de pele.
No entanto, para ter o sol como aliado é preciso moderação. O
que define o tempo de banho de sol é o tom da pele. Quanto mais escura for a pele, mais tempo é preciso se expor ao sol para que o organismo produza a vitamina D.
Basta expor 50% do corpo ao sol para que ele produza a quantidade diária necessária de vitamina. Se a pele for muito clara, o ideal é sentar-se com as pernas expostas ao sol sem protetor solar por cinco minutos a dez minutos, em um horário em que o sol esteja forte. Mas fica o alerta: não pode passar desse período de tempo.
Para peles morenas, o ideal é que a exposição solar varia entre 10 e 20 minutos. Para peles negras, o tempo correto é de 30 a 40 minutos.
Aproveite o sol: confira outros benefícios garantidos pela exposição moderada ao sol
- Melhora o humor
- Melhora a concentração e a memória
- Melhora a TPM
- Diminuiu o risco de depressão
- Ajuda a controlar a pressão arterial
- Melhora o sono
- Ajuda a controlar a saciedade
Comentários